terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Faça você mesmo: Porta-chaves com tela de pintura

 Para inaugurar as postagens quero mostrar para vocês como fazer um porta-chaves fofo utilizando tela de pintura. Isso mesmo! A ideia inicial era só um quadrinho para compor a decoração do meu casamento. Depois do casamento fiquei com essa telinha decorada e mais duas em branco pensando no que fazer. Pensei em formar um trio de quadrinhos, mas não consegui encaixar em um lugar na minha casa. Daí eu tava precisando de um porta-chaves e pesquisa daqui e dali eu só precisei colocar os ganchinhos e pronto!

Essa mesa fez parte da decoração do meu casamento e veja o quadrinho fofo à direita. <3


Quando eu resolvi fazer este post a tela já estava montada, então vou tentar explicar como montei esse desenho na tela. Primeiro eu imprimi o molde de cada parte do desenho separadamente: galho, passarinho e corações. Depois eu passei o molde para o tecido e para o feltro. O feltro é dispensável, mas eu queria que o desenho ficasse mais "encorpado" na tela. Eu uni tecido + feltro com pesponto feito à mão com agulha e linha de bordado. Poderia ser apenas colocado com cola branca ou cola de silicone, mas achei que a costurinha daria um charme especial. Depois eu colei cada parte do desenho na tela com cola de silicone. Para fazer o olhinho do passarinho eu risquei com caneta de bordado e fiz o bordado em cima do risco, mas poderia ser uma miçanguinha ou botãozinho também.


Existem diversos tamanhos de tela com diferentes espessuras também. Essa que utilizei é uma tela de 20x20 cm e tem quase 1,5 de espessura. Veja que a moldura da tela é de madeira e dá pra ver na foto que aproveitei os espaços entre os grampos para colocar os ganchinhos.


Existem também vários modelos de ganchos e alguns são colantes, mas o que escolhi por orientação do meu marido são esses ganchinhos que parecem parafuso. Escolhi o gancho de acordo com o tamanho e espessura da tela, foi o menor que encontrei na loja e cada um custou 0,20 centavos. Não precisa de nenhuma ferramenta especial pra encaixar. Basta posicionar ele no lugar e girar até ele ficar completamente fixado. Eles são encontrados em casa de material para construção em diversos tamanhos.



 Ganchinhos colocados era hora de pendurar. Só que eu não queria colocar prego na parede e nem colocar argolinha porque como a tela é pequena, caso fossem colocadas muitas chaves (como o chaveiro do marido kkkk) achei que o quadrinho iria "entortar". A solução foi colocar fita 3M no verso. Essa fita você encontra em papelarias, casas de material de construção e até em supermercado.



Pronto! Um porta-chaves pra chamar de meu! Achei fofo e vocês? Algumas observações: poderia forrar a tela com tecido que ficaria bem lindo também; caso tenha muitas chaves para pendurar poderá escolher uma tela maior e colocar mais ganchos; o custo desse projeto foi de aproximadamente 7 reais (6 reais da tela e 0,80 centavos dos ganchos porque para os desenhos eu usei sobras de tecidos e feltro) Emoticon wink

Vejam mais dois modelos inspiradores:


Tela forrada com tecido e ganchinhos colantes. Passo-a-passo completo aqui.

Adoro juta e com botões então eu me apaixonei. Esse foi feito com tela de MDF, mas pode perfeitamente adaptar para tela de pintura também. Tutorial completo aqui.


0 comentários:

Postar um comentário

Diga o que achou pra me deixar feliz, vai!

 

Atelier Aquarela Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template