segunda-feira, 30 de março de 2015

Como fazer manteiga de azeite

Quero hoje dar uma dica super saudável e saborosa para vocês: a manteiga de azeite. Sim, vocês não leram errado, é manteiga mesmo. 
Vi essa receita no Facebook e resolvi testar em casa, confesso que meio desacreditada que fosse dar certo. Deu muito certo e por isso quero compartilhar com vocês.


Ingredientes:

1 xícara de azeite de oliva extravirgem
Ervas à gosto (manjericão, alecrim, louro, sálvia, salsa, orégano)
Pimenta do reino à gosto
Orégado à gosto
Alho triturado à gosto (opcional)
Uma pitada de sal (opcional)

Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em um pote de vidro com tampa e leve ao congelador por 4 horas ou até endurecer. Depois desse tempo pode manter na geladeira.

Gente, fica muito saborosa essa receita. Eu não quero mais manteiga comum nem requeijão cremoso, só quero a manteiga de azeite no pão e no biscoito.

A receita original é essa aqui que está no site A cura pela natureza e a imagem eu peguei no site também. 
Fiz algumas adaptações, como por exemplo a quantidade de azeite. Como fiquei com receio de não dar certo eu diminuí a quantidade de azeite para 1 xícara ao invés de 2. Rendeu bastante, faz mais de 15 dias que fiz e ainda tem em casa porque somos apenas eu e meu marido. 
A receita original pede também a pimenta do reino em grãos triturados na hora, mas eu só tinha em casa a pimenta em pó e deu certo também. Utilizei manjericão e salsa frescas, mas bem sequinhas pra não soltar água. Acrescentei o orégano seco porque só tinha ele em casa e gosto de tudo com orégano, até ovo frito kkkkk
O sal eu acrescentei por minha conta também só para dar aquela temperada, na receita original não tem. Nada de exagerar no sal, hein?
O bom dessa manteiga além do sabor (dããã kkkk) é que o azeite é uma "gordura do bem", contribui para a redução do colesterol ruim e ainda supre parte da nossa necessidade diária de vitamina E. 
Uma dica interessante que vi na internet é que quanto menor a acidez do azeite melhor é a qualidade dele. Vamos prestar atenção nos rótulos! 
Além disso descobri que essa manteiga é um ótimo teste para saber se o azeite é realmente extravirgem, pois o azeite de qualidade se solidifica em baixas temperaturas. Se não solidificar pode ser um sinal que ele está misturado com outros óleos :/
Espero que tenham gostado da dica e façam essa manteiga delícia para a família toda!

1 comentários:

  1. Pessoal sou suspeito pra falar dessa receita, mas lhes confesso: "é muito gostoso" experimentem por quê com certeza vocês irão gostar.

    ResponderExcluir

Diga o que achou pra me deixar feliz, vai!

 

Atelier Aquarela Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template